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Práticas

Nesta seção vou descrever algumas práticas que aplico durante o projeto e desenvolvimento de software para obter um código de qualidade, que seja fácil de entender, depurar e manter. Muitas das práticas que serão apresentadas aqui já são bem conhecidas e descritas em grandes obras da área, como Código Limpo e Arquitetura Limpa, ambos de Robert C. Martin; Refatoração, de Martin Fowler; entre outras. Outras práticas são oriundas da minha própria experiência como desenvolvedor de software.

A ideia é detalhar e apresentar meu próprio ponto de vista, esmiuçando os problemas apresentados durante o ciclo de vida do software e práticas adotadas para resolver ou mitigar o problema. Em geral, essas práticas serão apresentas na linguagem Java, porém, acredito que podem ser aplicadas a outras linguagens com pouca ou nenhuma adaptação.

Por fim, não é de meu interesse, e nem acredito em ser uma fonte de verdade absoluta. Ou seja, as ideias apresentadas são passíveis discussão, reflexão e revisão. Também acredito que o contexto do projeto (seu tamanho, a organização, o corpo técnico, as nuances do negócio, e necessidades específicas) possam influenciar na adoção, ou adaptação, de certas práticas, sendo de responsabilidade dos desenvolvedores definir essas práticas.